Do Oculto ao Mistico

A capacidade humana de questionar-se é uma de suas maiores virtudes ao longo da história. O simples ato de buscar o auto-conhecimento, compreender a própria origem e um significado supremo da existência na Terra, conduziu o destino de civilizações, desenvolveu conceitos que se estenderam por vários séculos e gerou um infinito e crescente ciclo ideológico.

A espiritualidade é o combustível desta incessante busca. É quem santifica o homem e consagra a terra. É quem desenvolve o conhecimento e o direciona ao próprio benefício. É neste momento que nasce o conceito de um deus responsável pela criação do universo, de forças e seres superiores que conduzem a existência humana. A fé, oriunda no espírito humano, e o dogma, são as principais colunas que sustentam as religiões e doutrinas espalhadas ao longo do globo terrestre.

Se toda religião é formada basicamente de fé e misticismo, podemos compreender que religião e ocultismo estão interconectados. Dessa forma, concluímos que ocultismo é o conhecimento secreto das religiões, que pode ser acessível apenas aos membros mais elevados na hierarquia de determinadas ordens.


RITUAL DO PENTAGRAMA MENOR

O Ritual menor do pentagrama foi criado pela saudosista ordem chamada "Golden Dawn", uma ordem de estilo Maçônica/Rosacruciana com graus e iniciações. Esta Ordem foi devotada ao estudo da magia cerimonial ocidental e ao estudo do oculto, passando por estudos de qabalah, de Tarot, Tattwas (símbolos que representam os cinco elementos), viagem nos planos, entre outros. Apesar de não ter tido uma vida muito longa, esta ordem foi a base para a maioria das ordens magicas conhecidas hoje, e teve entre seus membros os maiores expoentes da magia da época, S.L. MacGregor Mathers, Aleister Crowley, Austim Osman Spare, Israel Regardie, Dion Fortune, W.B. Yeats, entre outros tantos. Estes mesmos magistas acabaram por fundar suas próprias ordens, ou adaptar as ordens que viriam a fazer partes, e muitas estão por aí até hoje.
Este ritual era o primeiro a ser ensinado a seus membros, ainda neófitos. Isto porque ele o introduzia a invocação, e servia como meditação, centralização e proteção. Este ritual é utilizado por várias ordens hoje em dia, e possui grande número de variações.
Aqui pretendo dar a versão como era utilizada pela "Golden Dawn", porém vou tentar também dar algumas dicas de como fazer uma variação mais Wicca. O ritual é feito em três partes, a cruz cabalística, a formação dos pentagramas e invocação dos arcanjos, fechando então novamente com a cruz cabalística








Cruz Cabalística


Toque na testa e diga: "Ateh" (I am I)
Toque no peito e diga: "Malkuth",(The Kingdom)
Toque no ombro direito e diga: "Ve Geburah", (The power)
Toque o ombro esquerdo e diga: "Ve Gedulah", (The Glory)
Junte as mãos em forma de palma em frente do coração e diga "Le-olam, Amen", (Forever and ever. Let it be so!)



Existe uma outra versão que talvez seja mais interessante para estudantes de wicca, que eu particularmente nunca pratiquei, por isso não posso dar uma opinião pessoal. Caso alguém venha praticar esta outra variação e consiga bons resultados, eu gostaria de um retorno. É muito parecida, as diferenças ficam por conta dos nomes, não mais em hebraico e um passo a mais.







Cruz Purificadora






1. "Eu sou Eu", imaginando uma luz branca brilhante sobre a cabeça
2.Levante um braço acima da cabeça, apontando para cima e diga "Em harmonia com o paraíso...", e imagine a luz descendo, permeando, purificando e limpando você.

3.Desça o braço apontando para baixo e diga "...a terra..."

4.Toque o ombro direito e diga "...o Sol...", imagine uma luz brilhante no ombro direito, enquanto mantém a coluna de luz.

5.Toque no ombro esquerdo e diga "...e a Lua...", imaginando a luz indo de um ombro ao outro.

6.Junte as palmas em frente do coração e diga " ...para todo o sempre. Que assim seja!". Imagine uma luz irradiando vindo do coração.




Agora entra a parte principal do ritual.
Virando-se para o oeste e usando uma adaga, ou caso não tenha apenas o dedo indicador.
Siga os seguintes passos:




Invocando



Banindo
















1. Faça o pentagrama da terra invocando, imagine que são feitos de chamas. Aponte para o centro do pentagrama e diga o nome divino - YOD HE VAU HE - imagine que sua voz é carregada para o oeste.
2. Vire-se e apontando para o Sul, faça o pentagrama novamente e diga da mesma forma que o anterior, agora imaginando a voz ir para o sul - ADONAI.
3. Repetindo a seqüência, agora virado para o leste diga - EHEIEH.
4. E agora virado para o norte - AGLA.
5. Retorne para o leste, agora cercado dos quatro pentagramas, apontando para o centro do primeiro.
6. Abra os braços em forma de cruz e diga, imaginando os arcanjos como figuras imensas:A minha frente Raphael Atrás de mim Gabriel A minha direita Michael A minha esquerda Auriel Diga então - "A minha volta flamejam os pentagramas e acima de mim a estrela de seis raios"
7. Repita a cruz cabalística
Existe uma versão que invoca os reis elementais, não há certeza da eficácia, mais se alguém se interessar em utilizar para ver no que vai dar, então seriam as seguintes diferenças no passo 6.



6. Abra os braços em forma de cruz e diga, imaginando os reis elementaisA minha frente "Paralda" (Ar)Atrás de mim "Necksa" (Água)A minha direita "Djin" (Fogo)A minha esquerda "Ghob" (Terra)



Diga então - " A minha volta flamejam os pentagramas e acima de mim a estrela de seis raios" Este ritual serve para varias funções, dentre elas estão:Iniciar e fechar rituais mais longos, ele serve para criar uma proteção.Como uma espécie de oração, invocando no inicio do dia, e banindo a noite.Como proteção contra magnetismo ruim, ou obsessão.Use o ritual banindo e para obsessão visualize o problema dando para ele um forma, depois expulse-o do campo dos pentagramas.Como meditação. Visualize todo o ritual mentalmente, imagine-se vestindo trajes rituais e usando a adaga, faça todos os movimentos mentalmente.







RITUAL SUMÉRIO DO PENTAGRAMA MENOR
Fonte: BABYLONIACA (VERSÃO ANTIGA) aqui, adaptada para nomes sumérios
Autor: Shemhazai





PARTE 1 - A TAÇA



Volte-se para o Leste no centro da sala, ereto, braços longitudinais ao corpo e vibre: VÓS SOIS



Erga os braços na horizontal p/formar uma cruz perfeita, e vibre: O REINO



Toque o ombro direito com a mão esquerda, e vibre: O PODER



Toque o ombro esquerdo com a mão direita, e vibre: E A GLÓRIA



Baixe a cabeça e vibre: PARA SEMPRE!



PARTE 2 - O CÍRCULO



Mova para o Leste, volte-se para o Oeste, e vibre: PELAS ÁGUAS DE MÃE NAMU PELA UNIÃO DO DUR-AN-KI! QUE O CÍRCULO SAGRADO SEJA EM TODOS OS MUNDOS TRAÇADO!

Caminhe na direção do relógio, e traçe o círculo, retornando ao ponto Leste.

PARTE 3 - OS PENTAGRAMAS

Olhe para o Leste, levante suas mãos para formar um triângulo na testa, e visualize um pentagrama lá, vibrando: ENLIL

Projete o pentagrama p/ frente com as mãos na direção da barreira do círculo e façauma prece:PODEROSO DEUS DO AR, VENTOS E TEMPESTADES, RESPIRAÇÃO PRIMORDIAL DO UNIVERSO, A VÓS EU CANTO!

Mova-se para o ponto Norte, levante as suas mãos para que formem um triângulo na sua testa, visualize um pentagrama naquele ponto e vibre: UTU

Projete o pentagrama para frente com suas mãos, na direção da barreira do círculoe vibre: DEUS DO SOL, LUZ DO DIA, QUE TRAZ ILUMINAÇÃO E ALEGRIA, A VÓS EU CANTO!

Mova-se para o ponto Oeste, levante as mãos para que formem um triângulo na sua testa e vibre: ENKI

Projete o pentagrama para frente com suas mãos, na direção da barreira docírculo e vibre: DEUS DAS ARTES, DAS DOCES ÁGUAS, MESTRE DA MAGIA, DAS FORMAS, O CRIADOR, A VÓS EU CANTO!

Mova-se para o Sul, levante as mãos para que formem um triângulo na sua testae vibre: NINHURSAG

Projete o pentagrama para frente com suas mãos, na direção da barreira do círculo e vibre: TERRA MÃE, SÓLIDA ROCHA PRIMORDIAL DO UNIVERSO A VÓS EU CANTO!



PARTE IV- CHAMADA DOS GUARDIÕES

Retorne ao centro do círculo, volte-se para o lado Leste. Levante os braçospara formar uma cruz perfeita, e chame os guardiões das sete direções, vibrando: ACIMA DE MIM, ANU, ABAIXO DE MIM, ERESHKIGAL, DENTRO DE MIM, INANNA E ENKI.À MINHA FRENTE, UTU; ATRÁS DE MIM, NERGAL À MINHA DIREITA, NANA; À MINHA ESQUERDA, NINURTA; PELAS GRAÇAS DE MARDUK, PELA SOLIDEZ DE NINHURSAG,PELA VITALIDADE DE ENLIL E PELA PALAVRA DE NABU SEJA ESTE CÍRCULO EM PAZ E UNIÃO ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU ABENÇOADO!



PARTE V - A CONSAGRAÇÃO

Baixe os braços, deixando-os cair ao longo do corpo, e faça alguns momentos de pausa. Levante então a mão direita numa bênção e proclame: DO PORTAL DO AR AO PORTAL DAS ÁGUAS / DO PORTAL DO FOGO AO PORTAL DA TERRA /DO ESPAÇO MAIS SAGRADO ÀS MURALHAS EXERIORES / QUE SEJA O SANTUÁRIO DE FORÇA, UNIÃO E SABEDORIA ERGUIDO /PELA VONTADE DO DURANKI! MEU CORPO LIGA O CÉU E A TERRA E AO REDOR DELE BRILHA UM FACHO DE LUZ PROJETANDO UMA ESTRELA DE OITO PONTAS AO REDOR!



PARTE VI - A TAÇA

Volte-se para o Leste no centro da sala, ereto, braços longitudinais ao corpo e vibre: VÓS SOISErga os braços na horizontal p/formar uma cruz perfeita, e vibre: O REINOToque o ombro direito com a mão esquerda, e vibre: O PODERToque o ombro esquerdo com a mão direita, e vibre: E A GLÓRIA
Baixe a cabeça e vibre: PARA SEMPRE!






O RITUAL THELEMICO DO PENTAGRAMA
POR DAVID CHERUBIM



Toque a testa, e diga HOOR-PAAR-KRAAT.
Toque o peito, e diga HERU-RA-HA.
Toque os genitais, e diga RA-HOOR-KHUIT.
Toque o ombro direito, e diga TA-NECH.
Toque o ombro esquerdo, e diga BES-NA-MAUT.
Coloque as duas palmas das mãos juntas sobre o peito, e diga ANKH-AF-NA-KHONSU.
Avance ao Oriente, traçe o Pentagrama com a arma própria (Bastão para invocar, Punhal para banir). Diga (i.e., vibra) THERION.
Voltando ao Norte, o mesmo, mas diga NUIT.
Voltando ao Oeste, o mesmo, mas diga BABALON.
Voltando ao Sul, o mesmo, mas diga HADIT.
Volte ao Oriente, completando o Círculo, extende os braços em forma de uma Cruz, e diga:
Na minha frente AMESHET;
Atrás de mim TUMAUTEF;
A minha direita, KABESHUNT;
A minha esquerda, AHEPHI;
Perto de mim arde a Estrela de Cinco Pontas,
E na Coluna brilha a Estrela de Seis Raios .
- 23. Repeta 1 através de 6, (a Cruz Thelemica).







SEGUNDO EXEMPLO

DO

RITUAL MENOR DO PENTAGRAMA



De frente para o Leste, leve o dedo indicador direito ao lábio inferior, inspire profundamente, jogue o braço para trás das costas ainda com o dedo em riste (num movimento de expulsão) enquanto pronuncia em voz alta:ÁPO PÂNTOS KÁKO DÁIMONOS(que significa "que aqui não fique nenhum espírito indesejado").



1. Tocando a testa com o Sinal da Bênção (com o dedo indicador), dizer ATEH (pronuncia-se "atê", que quer dizer 'Vós Sois').
2. Tocando o peito, dizer IAO (pronuncia-se "iáo", que é o nome divino da Sefira Tiphareth, e que é o Notarikon de Ísis-Apóphis-Osíris).
3. Tocando os genitais, dizer MALKUTH (pronuncia-se "málcut", que quer dizer 'O Reino').
4. Tocando o ombro direito, dizer VE-GEBURAH (pronuncia-se "vê- gueburá", que quer dizer 'e o Poder).
5. Tocando o ombro esquerdo, dizer VE-GEDULAH (pronuncia-se "vê-guedulá", que quer dizer 'e a Glória').
6. Coloque as palmas das duas mãos juntas sobre o peito e diga LE-OLAHM, AMEN (pronuncia-se "le-olán, amén", que quer dizer 'para todo o sempre, assim seja').
7. Ainda de frente para o Leste, trace um Pentagrama com a mão direita, os dedos indicador e médio juntos e os outros três dobrados; depois, "espete" o centro do Pentagrama com o dedo indicador direito, inclinando-se para a frente na direção do Pentagrama e diga com firmeza e concentração: YOD-HE-VAU-HEH(pronuncia-se "iôd-rê-vô-rê", que quer dizer 'O Senhor').
8. Volte-se para o Sul, trace outro Pentagrama da mesma forma e diga ADONAI (pronuncia-se "adonái", que quer dizer 'Meu Senhor').
9. Volte-se para o Oeste, trace outro Pentagrama idêntico e diga EHEIEH (pronuncia-se "erreiê", que quer dizer 'Eu Serei').
10. Volte-se para o Norte, trace outro Pentagrama igual aos outros e diga ATEH GIBOR LE-OLAHM ADONAI
(pronuncia-se "atê-guibôr-lê-olàn-adonái", que quer dizer 'Vós Sois Poderoso para sempre, meu Senhor').
11. Volte-se para o Leste, complete o Círculo, abra as pernas, estenda os braços na forma de uma Cruz e diga:
12. À minha frente, RAPHAEL;
13. Atrás de mim, GABRIEL;
14. À minha direita, MICHAEL;
15. À minha esquerda, AURIEL;
16. À minha volta, brilham os Pentagramas
17. E na Coluna, brilha a Estrela de Seis Raios (imagine os quatro Pentagramas brilhando em luz violeta à sua volta e uma estrela de seis pontas brilhando acima de sua cabeça).
18. Tocando a testa com o Sinal da Bênção (com o dedo indicador), dizer ATEH.
19. Tocando o peito, dizer IAO.
20. Tocando os genitais, dizer MALKUTH.
21. Tocando o ombro direito, dizer VE-GEBURAH.
22. Tocando o ombro esquerdo, dizer VE-GEDULAH.

23. Coloque as palmas das duas mãos juntas sobre o peito e diga LE-OLAHM, AMEN