Do Oculto ao Mistico

A capacidade humana de questionar-se é uma de suas maiores virtudes ao longo da história. O simples ato de buscar o auto-conhecimento, compreender a própria origem e um significado supremo da existência na Terra, conduziu o destino de civilizações, desenvolveu conceitos que se estenderam por vários séculos e gerou um infinito e crescente ciclo ideológico.

A espiritualidade é o combustível desta incessante busca. É quem santifica o homem e consagra a terra. É quem desenvolve o conhecimento e o direciona ao próprio benefício. É neste momento que nasce o conceito de um deus responsável pela criação do universo, de forças e seres superiores que conduzem a existência humana. A fé, oriunda no espírito humano, e o dogma, são as principais colunas que sustentam as religiões e doutrinas espalhadas ao longo do globo terrestre.

Se toda religião é formada basicamente de fé e misticismo, podemos compreender que religião e ocultismo estão interconectados. Dessa forma, concluímos que ocultismo é o conhecimento secreto das religiões, que pode ser acessível apenas aos membros mais elevados na hierarquia de determinadas ordens.


Rituais Wicca

Ritual do Círculo Mágico


Traçando o Círculo Mágico

Material necessário:

1 vela amarela
1 vela vermelha
1 vela azul
1 vela marrom
Punhal ou o Bastão

Coloque a vela amarela no chão direcionada ao ponto leste, a vermelha ao sul, a azul à oeste e a marrom ao norte.
Acenda todas as velas, incensos e as velas que foram colocadas no chão, nos pontos cardeais.
Pegue o Punhal e comece à caminhar ao redor da área, traçando o círculo mágico.
Dê 3 voltas no sentido horário dizendo:



“Eu traço este círculo mágico para me proteger no decorrer deste ritual que se iniciará.
Eu peço à Deusa e ao Deus para que estejam presente aqui comigo! Eu chamo pelos Antigos Deuses da Colina Para que se façam presentes e para que possam me abençoar.”



Vá ao ponto norte , erga o Punhal e diga:

“Eu invoco os Guardiões das Torres de Observação do Norte,
os Elementais da Terra, para que estejam comigo neste ritual.
Sejam bem vindos”




Vá ao ponto leste, erga o Punhal e diga:


“Eu invoco os Guardiões das Torres de Observação do Leste,
os Elementais do ar, para que estejam comigo neste ritual.
Sejam bem vindos”




Vá ao ponto sul, erga o Punhal e diga:

“Eu invoco os Guardiões das Torres de Observação do Sul,
os Elementais do fogo, para que estejam comigo neste ritual.
Sejam bem vindos”




Vá ao ponto oeste, erga o Punhal e diga:

“Eu invoco os Guardiões das Torres de Observação do Oeste,
os Elementais da água, para que estejam comigo neste ritual
Sejam bem vindos”



Deixe o Punhal sobre o altar, se dirija até o ponto norte, eleve as mãos aos céus e diga:

“Eu invoco a Deusa, eu invoco o Deus, eu invoco todos os Deuses Antigos da Colina do Norte,
para que estejam aqui comigo.
Que aquela que é tão antiga quanto o tempo,
A Senhora da Terra e da Lua,
Deusa da Magia e da Vida venha me abençoar.
Oh! Deusa Mãe, traga poder à esta prática ritual.
Que o Deus dos bosques e das florestas,
Senhor das fortes pegadas,
Pai da fertilidade, venha me abençoar.
Que Eles venham juntos trazer força e poder à este ritual.
Pelo poder do 3 vezes o 3,
Que assim seja,
E que assim se faça!”






Desfazendo o Círculo Mágico


Pegue o Punhal e dirija-se ao ponto norte e erga-o,
então diga:

“Eu agradeço aos Guardiões das Torres de observação do norte, os Elementais da Terra por terem vindo e compartilhado comigo deste ritual. Sigam em paz”


Vá ao ponto leste, erga o Punhal e diga:

“Eu agradeço aos Guardiões das Torres de observação do leste, os Elementais do Ar por terem vindo e compartilhado comigo deste ritual. Sigam em paz”


Vá ao ponto sul, erga o Punhal e diga:

“Eu agradeço aos Guardiões das Torres de observação do sul,
os Elementais do Fogo por terem vindo e compartilhado comigo deste ritual. Sigam em paz”




Vá ao ponto oeste, erga o Punhal e diga:

“Eu agradeço aos Guardiões das Torres de observação do oeste,
os Elementais da Água por terem vindo e compartilhado comigo deste ritual.
Sigam em paz”


Volte-se novamente ao ponto norte, erga o Punhal e diga:

“Agradeço à Deusa e ao Deus, agradeço a todos os Deuses antigos da Colina do Norte
e a todas as energias que estiveram presentes comigo hoje.
Retornem agora ao local do qual vieram! Sigam em paz!”


Ande em volta do círculo no sentido anti-horário por 3 vezes, dizendo:

“Com o Punhal te construí, com o Punhal eu te desfaço. Pela força mágica do Punhal eu te abro. Que eu saia daqui livre das doenças e insatisfações. Eu envio este círculo mágico novamente ao centro do Universo, para que ele esteja lá até o momento em que for necessário a sua proteção novamente. O círculo está aberto, mas não rompido. Feliz encontro, feliz partida e feliz encontro novamente. Pelo poder do 3 vezes o 3 , que assim seja e que assim se faça!"





Ritual de Esbá





Este ritual é muito poderoso, pois nos coloca em contato direto com a Grande Deusa.
Deve ser realizado na primeira noite de Lua Cheia.
Você necessitará de :

duas velas brancas-
um sino-
vinho -
uma Taça-



Trace o Círculo Mágico.
Acenda as velas e de frente ao seu altar diga:

"Esta é a época da Lua cheia, um momento de Grande Manifestação Positiva,
um momento de ser feliz e tudo conquistar.
A maré da Lua cheia é forte.
Eu sou filho da Deusa.
Eu estou diante de Ti em seu altar, em amor e a adoração a Ti.
Esteja comigo Deusa.
Deixe-me sentir sua presença nesta noite de Magia e Poder. "
Vá ao leste com o sino. toque-o uma vez e diga:
"Oh Poderes do Ar.
Ajudem-me sentir a potência e a presença da senhora dentro de minha mente. "


Vá ao sul. toque-o sino e diga:

" Oh Poderes do fogo.
Ajudem-me a sentir a potência e a presença da senhora dentro de meu espírito. "


Vá ao oeste. toque o sino e diga:

"Oh Poderes da Água.
Ajudem-me sentir a potência e a presença da senhora dentro de minhas emoções. "


Vá ao norte. Toque o sino e diga:

" Oh Poderes da Terra.
Ajudem-me sentir a potência e a presença da senhora em meu corpo. "




Você terá provavelmente uma onda surpreendente de sentimentos.
Deixe-os fluir em seu corpo e alma.
Quando você estiver pronto, coloque o sino no altar, volte-se para o norte,
e levante os seus braços acima de sua cabeça e diga:


" Oh Grande Mãe!
Senhora da da Lua, senhora da luz, dos mistérios da Magia e dos animais.
Tu que é a luz da Lua sobre a Terra, os raios brilhantes do sol ,
que está acima da vida.
Você é o começo e o fim, quem cria e remove.
Dentro de você, eu estou.
Venha e me preencha com sua presença.”


Comunique-se com ela agora.
Diga-lhe seus problemas, desejos e qualquer coisa que você desejar.
Quando tiver terminado diga:

"Toda a honra e amor à maravilhosa Deusa, porque ela é a potência acima de todas as potências, Ela é a Deusa dos Deuses, a vida eterna acima da morte"



Levante a Taça com o Vinho e diga:

“A Ti ,oh Grande Mãe, e a todos os Deuses Antigos!"



Desfaça o Círculo Mágico.





Ritual de Proteção



Tenha consigo os seguintes materiais (serão utilizados na representação dos Elementais da Natureza).

- 1 cristal (para o elemento Terra)
- 1 cálice ou taça com água mineral até a borda (para o elemento Água)
- 1 incenso de sua preferência (para o elemento Ar)
- 1 vela branca (para o elemento Fogo)


Faça uma cruz no chão, representando os pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste.
Coloque o cristal no ponto marcando Norte;
o cálice com a água no ponto Oeste;
o incenso (de preferência em um incensório) no ponto marcado por Leste
e finalmente, no ponto Sul coloque a Vela Branca.


Faça uma oração qualquer (a que você mais goste),
antes de começar a invocação.
Primeiramente, pegue o cristal na mão e segure-o firmemente, dizendo:

"Eu (seu nome) saúdo a Terra, a natureza, todos os seus elementos e a sua força.
Eu agradeço por tudo que a Terra me presenteia todos os dias da minha vida.
Peço que sua energia esteja sempre presente e me traga coragem, estímulo, disciplina, conforto, estabilidade e saúde.
Eu peço a Terra que, representada por este cristal, me proteja e me ajude sempre.
Assim seja."




Coloque o cristal de volta no lugar.
Em seguida, erga o cálice (ou taça) de água para o céu e diga:


"Eu (seu nome) saúdo todos os Elementais.
Agradeço por toda a água existente no planeta.
Peço ao Elemento Água intuição, clareza, visão, energia e força mágica.
Eu peço que a água contida nesta taça me proteja e me ajude sempre.
Assim seja."




Coloque a taça com a água no lugar.
Depois, acenda o incenso e espalhe sua fumaça pelo ar, dizendo:


"Eu (seu nome) saúdo e invoco todos os Elemntais do Ar.
Agradeço pelo ar que respiro, pelos ventos, pela inteligência, pela criatividade,
pelas minhas virtudes racionais.
Peço capacidade de raciocínio, clareza de idéias, condição de criar e ser feliz.
Eu peço que a fumeça deste incenso que se desprende no ar proteja e me ajude sempre.
Assim seja."




Novamente, coloque o incenso no seu lugar.
Agora é a vez da vela. Acenda-a e diga:


"Eu (seu nome) saúdo todos os Elementais do Fogo.
Peço a intuição sagrada e a energia curativa e crtiadora do Fogo.
Agradeço pela vida.
Eu peço que o calor que se desprende da chama desta vela sirva para os mais nobres fins,
bem como na minha proteção e cuidando de mim enquanto eu viver.
Assim seja."





Agora, que a invocação chegou ao fim, você deve tomar os seguintes procedimentos:
o cristal, servirá como um amuleto de proteção e auxílio, então leve-o sempre e carregue-o consigo;
tome a água do cálice. Essa água, que fez parte da invocação, ajuda nas realizações mágicas (feitiços ou dicas mágicas) que você realizará.
Já o incenso e a vela, deixe-os queimar até o fim.
O que sobrar (o pó do incenso e a cera derretida da vela) é para ser jogado em um jardim ou água corrente.




Ritual do Animal Guardião


Deite-se num lugar tranqüilo, faça uma contagem de 7 a 1, procurando relaxar.
Imagine-se entrando numa caverna escura, onde encontrará vários animais. Pergunte a cada um deles se é o seu Animal Guardião. Se o animal ficar em silencio e ir embora, a resposta é não.
O animal que responder será o seu Guardião. Pergunte seu nome e converse com ele. Não revele para ninguém o seu Guardião.







Ritual Mágico


Traçar o círculo mágico.
Imagine-se entrando num Templo. Dê uma volta no círculo lentamente, em sentido horário, parando em cada quadrante imaginando suas correspondências.
Dê outra volta invocando os Elementais.
No Ponto Leste diga:


"Ao meu redor, chamejam os pentagramas, atrás de mim brilha a estrela de seis pontas.
Acima de minha cabeça está a Glória de Deus, em cujas mãos estão
(com a mão na testa) o reino..., (com a mão no ombro esquerdo) o poder...,
(com a mão no ombro direito) e a glória, (com as mãos juntas no peito)
para toda a eternidade".





No Sudeste, meditar e visualizar o Grande Mestre. Virando-se para o Oeste:


"Eu declaro este Templo aberto nos mistérios de (Grande Mestre).
A senha será...
E a saudação será o sinal de...
O trabalho de hoje será...".




Após realizado o Ritual faça o fechamento do círculo:


"Vou fechar o Templo. Agradeço a (Grande Mestre),
cuja sabedoria me assistiu e cujo poder me protegeu".




De pé a Leste, olhando para o Oeste execute a Cruz Cabalística.
Abençoe as entidades e peça que se afastem.
Dê três voltas no sentido anti-horário e finalize batendo o pé no chão.