Do Oculto ao Mistico

A capacidade humana de questionar-se é uma de suas maiores virtudes ao longo da história. O simples ato de buscar o auto-conhecimento, compreender a própria origem e um significado supremo da existência na Terra, conduziu o destino de civilizações, desenvolveu conceitos que se estenderam por vários séculos e gerou um infinito e crescente ciclo ideológico.

A espiritualidade é o combustível desta incessante busca. É quem santifica o homem e consagra a terra. É quem desenvolve o conhecimento e o direciona ao próprio benefício. É neste momento que nasce o conceito de um deus responsável pela criação do universo, de forças e seres superiores que conduzem a existência humana. A fé, oriunda no espírito humano, e o dogma, são as principais colunas que sustentam as religiões e doutrinas espalhadas ao longo do globo terrestre.

Se toda religião é formada basicamente de fé e misticismo, podemos compreender que religião e ocultismo estão interconectados. Dessa forma, concluímos que ocultismo é o conhecimento secreto das religiões, que pode ser acessível apenas aos membros mais elevados na hierarquia de determinadas ordens.


Necromancia e Bruxaria




A Necromancia é um termo que etimologicamente advem das palavras gregas que significa "morte" (necro) e "adivinhação (mancia).

A noção mais vulgar de Necromancia, é:

« pratica espiritual de comunicação com os mortos.»

As bruxas sao consideradas pessoas com capaci
dades espirituais sobre-naturais, capazes de realizar feitos anormais, que contrariam o normal curso dos eventos e por isso denominados actos magicos.

Associada á bruxaria, e certamente considerada uma das pedras basilares do ocultismo, está a necromancia.

Sobre a necromancia existem relatos biblicos que atestam da sua ancestral existencia, assim como do seu inegavel poder, tal como é confirmável pelo episodio referente á bruxa de Endor.No livro 1, Samael 28, a bruxa usa a sua capacidade espiritual para invocar o espirito de um rei já morto, (Samuel), sendo que esse lhe
aparece e prediz a morte de Saul.

A necromancia consiste na conjuração ou invocação dos espiritos dos mortos, para diversos fins.

Esses fins vao desde a produção de profecias e adivinhação, até á execução de bruxarias de magia negra atraves das quais se enviam espiritos para a vida de uma certa pessoa, de forma a causar um certo efeito desejado pela bruxa.

Na verdade, muitos defendem que bruxaria e a necromancia sao a mesma realidade vista de perspectivas diferentes.

Como?

Há quem diga que se se olhar para os rituais executados por uma bruxa, e depois se observar os efeitos que a bruxa causou, estamos aparentemente falando de um fenomeno de bruxaria.

No entanto, há quem defenda que toda a bruxa
ria na verdade apenas funciona e produz resultados, porque toda a bruxa recorre á invocação de espiritos e há comunicação com espiritos, para atraves deles, conseguir causar os resultados desejados.

Assim, na verdade quando se esta falando de bruxaria, esta-se falando de necromancia.

Isso porque uma bruxa é na verdade uma pessoa com uma capacidade espiritual sobre-natural, uma pessoa com um grande vinculo ao mundo espiritual e que, usa esse poder espiritual para convocar espiritos que vem a est
e mundo realizar os fins que lhe foram encomendados.

Por isso, há quem defenda que na verdade, toda a bruxa é no fundo uma necromante.

Há por isso quem defenda que quando bruxos realizam missas negras, ou quando um Xaman entra em transe, ou quando é realizado uma celebração Kimbanda ou Umbanda, na verdade estao-se realizando rituais de necromancia, ou seja, estao-se celebrando rituais com a finalidade de invocar espiritos, sejam espiritos
das trevas, sejam espiritos de mortos.
E assim, entende-se que serao esses espiritos dos mortos, que atendendo ao chamamento dos bruxos, vao cumprir com as missoes que lhe sao solicitadados.


A Necromancia é uma pratica espiritual ancestral, amplamente descrita e mencionada nos textos Biblicos.

Senao vejamos:

A Tabua de Ouijá, tambem chamada Tabua das Bruxas, assim como o uso de pendulos ou varas, sao dos mais conhecidos meios de comunicação com os mortos ou com os espirito e por isso, denominados meios Necromanticos. O uso de varas para comunicação com os espiritos, (Oseias, 4;11-12), é uma arte ancestral que vem descrita na Biblia. A Tabua de Ouijá, é algo historicamente mais recente, mas que obecede aos mesmos principios da comunicação por varas.

Tambem na Biblia, em variados textos do Antigo Testamento, esta descrito o «tirar sortes» como forma de comunicação com espiritos.Na antiguidade, o «tirar de sortes»,(Levitico 16;8 - Ezequiel 45;1 – Isaias 34;17 – Numeros 33;50-54 – 1 Samuel 10; 20-24, etc.....), era realizado com recurso ao lançamento de dados ou outros meios analogos. Actualmente, essa forma de comunicaçao com os espiritos é comummente feita ataves das cartas do Tarot, na qual por lançamentos de sorte, os espiritos falam com quem está tirando cartas.

Na Biblia esta descrito como atraves da musica, ou atraves de transes, ou atraves de extases, (II Reis 3:11-16 - Ezequiel 40;2 - I Samuel 16-23 - Salmos 49;5), é possivel entrar em contacto com espiritos. Tais praticas de natureza xamanica sao ancestrais, e constam dos relatos biblicos, sendo que ainda hoje sao realizada
s, seja na forma de rituais de missa negra, ou de rituais de kimbanda, etc.


Como podemos ver, a Necromancia, ( contacto com os mortos, ou contacto com os espiritos), pode ser materializada de muitas formas, tal como o foi na antiguidade e actualmente ainda o é.

Claro que toda a forma de comunicação com espiritos ou com mortos, é altamente condenada na Biblia, e por isso, é considerada uma pratica de Magia Negra.

No entanto, é curioso que na mesma Biblia que condena esta pratica espiritual, sejam ditadas as regras dentro das quais essa comunicação com os mortos é possivel e sem que seja um pecado aos olhos de Deus, e que igualmente possa ser realizada de forma segura.

Em Isaías, podemos ler:

«Quando vos disserem:”Porventura não pode um povo consultar os seus Deuses, ( espíritos ancestrais), e consultar os mortos em favor dos vivos?”, comparai com a instrução o testemunho; Se o que disseram não estiver de acordo com o que lá está, então a aurora não nascerá para eles»

Isaías 8; 19-20

Pois neste texto, podemos ver que o contacto com os espíritos, de acordo com a bíblia, tem uma regra.

Assim é dito ao consultar os espiritos,( sejam dos mortos, sejam dos antepassados ancestrais), que se compare o que o espirito consultado diz,( a instrução), com o que esta escrito na Biblia ( o testemunho).Se o que o espirito diz for coincidente com o que está escrito na Biblia, está-se falando com um espírito de Deus; se não for coincidente, está-se falando com um espírito das trevas.

Esta regulamentação espiritual e esotérica está exposta claramente nos textos bíblicos, de forma que se possa efectuar a Necromancia ,( comunicação com os mortos, ou com os espíritos), para contactar, ou com espíritos de Deus, - tal como o próprio Jesus fez quando contactou com os espíritos de Elias de de Moisés (Marcos 9;2-4) - , ou com espíritos das trevas, ou com espíritos ancestrais.

De qualquer das formas, a verdade é esta:

- todo o ocultista sabe que na verdade, a diferença entre Bruxaria e Necromancia é nenhuma, pois ambas são o mesmo, ou seja, ambas são um meio de comunicação com os mortos, seja para obter conhecimentos adivinhatórios, seja para produzir certos efeitos no nosso mundo, alterando o curso dos eventos conforme se deseja.